Portes grátis para encomendas a partir de 45€

Dégorgement a fogo de uma garrafa de vinho do Porto

Escrito em 26 de janeiro de 2021

Dégorgement a fogo de uma garrafa de vinho do Porto

Dégorgement a fogo de uma garrafa de vinho do Porto
O dégorgemente é realizado com um acessório chamado tenaz, uma ferramenta que foi imaginada especialmente para abrir as garrafas de vinhos do Porto Vintage velhos. O princípio da tenaz consiste em provocar um choque térmico no gargalo da garrafa. A extremidade da tenaz, com a forma de uma gargantilha, aquecida ao rubro, envolve o gargalo da garrafa e aquece o vidro (a abrir ao nível da rolha). Após alguns segundos a verter água gelada ou a passar um pano com gelo, este movimento provocará um choque térmico, resultando na quebra do vidro junto do ponto de aquecimento.

Como fazer passo-a-passo:
1. O gargalo da garrafa a ser aberta deve estar sem cápsula para evitar cheiros desagradáveis.
2. Logo que a tenaz atinja o rubro, colocá-la no gargalo da garrafa por cima do último terço da rolha e de forma a que o vidro esteja bem em contato com o ferro e que toda a circunferência do pescoço esteja bem coberta. Algumas pessoas fazem girar a tenaz à volta da garrafa, mas é desnecessário, uma vez que é indispensável que a tenaz se mantenha sempre no mesmo plano para assegurar um aquecimento eficaz.
3. Manter a tenaz numa posição estável durante alguns segundos.
4. Retirar a tenaz e lançar rapidamente uma pequena quantidade de água fria em cima do gargalo, exatamente no ponto de aquecimento. Instantaneamente devemos ouvir um ruído indicador que o gargalo partiu.
5. De seguida puxe um pouco a rolha para fora e lance água com o objectivo de remover eventuais pedaços de vidro aí localizados.
6. Finalmente proceder-se-á à extracção completa da rolha e efectuar-se-á a decantação.


Produto disponivel na nossa loja e site:
https://www.merceariacosta.com.pt/product/tenaz-quinta-do-noval-caixa-de-madeira

font:
http://qvinhos.blogspot.com/


×

Página destinada a maiores de 18

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?

Sim Não